04/12/17 | 16:11
Prefeitura forma nova turma de agentes comunitários da Defesa Civil

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus (Sepdec), realizou no último sábado, 2/12, a formatura de ao menos 80 participantes da capacitação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdecs).

O evento contou a participação do secretário municipal Chefe da Casa Militar, Darcelo Cavalcante, o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, Cláudio Belém, além dos representantes das comunidades, nas quais ocorreram as capacitações e das secretarias municipais parceiras que atuaram na elaboração do projeto.

Neste ano de 2017, a capacitação aconteceu nos meses de setembro, outubro e novembro, e preparou moradores voluntários para atuação como defensores comunitários da Defesa Civil nos bairros Cidade de Deus, Educandos e Riacho Doce. Além do ciclo de palestras, os moradores receberam treinamento em primeiros socorros, prevenção de meio ambiente e análise de risco.

“O objetivo do projeto é esclarecer e orientar sobre o trabalho da Defesa Civil em situações de risco e, assim, realizar um melhor trabalho de prevenção e redução de riscos junto à comunidade”, destacou Belém.

Para o comunitário Aldemir Freire, os Nupdecs só têm a contribuir para as comunidades. “As palestras e as aulas práticas foram ótimas e, por isso, desejamos essas programações mais regularmente em nossas comunidades, para estarmos preparados para as situações de risco e mais unidos aos órgãos de proteção”, completou.

As atividades foram realizadas em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmas), de Saúde (Semsa), de Limpeza Pública (Semulsp), com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Manaus Ambiental, Guarda Municipal e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Projeto Alfa-Manaus.

Texto: Janaina Karla / Defesa Civil

Fotos: Ricardo Oliveira / Semcom