22/09/17 | 16:44
Prefeitura atende famílias e áreas afetadas pela chuva

A Prefeitura de Manaus deslocou sua estrutura para atender as ocorrências da chuva nesta sexta-feira, 22/9. Foram quatro registros pela Central 199. Em um dos chamados, dois jovens morreram soterrados após o deslizamento de um barranco no Nossa Senhora de Fátima 2, bairro Cidade Nova, zona Norte. Na área, ainda permanecem além da Defesa Civil Municipal, equipes das secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e de Infraestrutura (Seminf).

Durante a forte chuva, de aproximadamente 29 mm, houve tombamento de árvore no bairro Cidade de Deus, risco de desabamento de casa no Jorge Teixeira, desabamento de muro no Terra Nova e o soterramento, na rua Japurazinho, Nossa Senhora de Fátima 2, onde morreram os irmãos Sara Barros de Souza, 18, e Ismael Barros de Souza, 17.

Ao ser informado da ocorrência, o prefeito Arthur Virgílio Neto determinou que as equipes fossem imediatamente deslocadas para a área. “Como cidadão, como prefeito e pai, solidarizo-me com a dona Edmara Rodrigues Barros, mãe que sobreviveu ao acidente, mas que precisará de muita força para viver após tão dolorida perda. Colocamos toda a nossa estrutura à disposição dos familiares e continuaremos trabalhando para que cada vez menos essas ocorrências aconteçam na nossa cidade”, disse o prefeito.

Atendimento

Os familiares das vítimas foram acompanhados pelos assistentes sociais e psicólogos da Semmasdh. Os pais das vítimas foram encaminhados até o Instituto Médico Legal (IML) para viabilizar a documentação dos dois jovens. A mãe, também foi levada até o Pronto Socorro Platão Araújo para atendimento médico. Os serviços do SOS Funeral foram colocados à disposição da família, que também está inserida no Auxílio Aluguel, recebendo um valor mensal de R$ 300 reais.

Os moradores contam ainda, com o apoio de 20 homens da Seminf que estão fazendo a limpeza do espaço e o serviço de retirada de escombros com uma retroescavadeira e caçambas.

Área de risco

Segundo o secretário executivo da Defesa Civil,  Cláudio Belém, a área já foi liberada pelo Corpo de Bombeiros, que finalizou o resgaste das vítimas, e agora será avaliada. “Nós estamos trabalhando em força-tarefa com a prefeitura para realizarmos a avaliação da situação de vulnerabilidade de risco do local e de outras residências afetadas e assim prevenirmos outros acidentes”, destacou.

A família das duas vítimas já havia sido notificada a deixar a área, por ser de extremo risco, chegando a ter recebido, inclusive, o auxílio aluguel. Ao longo desta gestão municipal quase mil famílias foram retiradas de áreas de risco e colocadas em moradias dignas e seguras pelo Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus  (Prourbis) e no habitacional Manauara I.

Fotos: Arquivo Semcom

Assessoria de Comunicação da Casa Militar / Defesa Civil de Manaus: (92) 3625-7284 / 98842-1411 / 99147-6308