09/10/17 | 8:38
Defesa Civil realiza mais uma rodada de atividades do projeto Nupdec

Manaus Am 07 – 10- 17 – Defesa civil Municipal treina moradores sobre risco de desmoronamento Residencial em barranco Foto Marinho Ramos/Semm

Como parte das ações preventivas aos desastres naturais, além do constante monitoramento às áreas de risco, a Defesa Civil de Manaus realizou no último sábado, 7/10, uma atividade de vistoria em duas áreas de risco, localizadas no bairro Jorge Teixeira, zona Leste e comunidade Nossa Senhora de Fátima 2, Cidade de Deus, zona Norte, junto aos participantes da capacitação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil Comunitário (Nupdecs).

Durante a atividade os voluntários, acompanhados do secretário da pasta, Cláudio Belém, e de técnicos do órgão visitaram áreas vulneráveis a risco de deslizamentos para o conhecimento e orientação de percepção e atitudes em situações de risco.

“Trabalhamos em parceria com os voluntários do Nupdec, que são importantes aliados no monitoramento em áreas de risco para juntos intensificar a prevenção e a proteção nessas localidades”, explicou Belém.

As atividades dos Núcleos começaram no ano de 2013, em 40 comunidades da capital, capacitando moradores voluntários a atuarem como agentes comunitários de Defesa Civil. Além do ciclo de palestras, moradores irão receber capacitação em primeiros socorros, prevenção de meio ambiente e análise de risco.

Para o comunitário Aldemir Freire, os Nupdecs só têm a contribuir para as comunidades. “As palestras estão sendo ótimas e, por isso, desejamos essas programações mais regularmente em nossas comunidades, para estarmos preparados para as situações de risco e mais unidos aos órgãos de proteção”, completou.

O programa será realizado até o mês de novembro com objetivo levar às comunidades situadas em áreas de risco, orientações e noções de prevenção e proteção junto aos líderes comunitários e moradores de áreas de risco.

Texto: Janaína Karla/ Casa Militar

Fotos: Marinho Ramos / Semcom